Sem título.png

Parto em Cadelas

O que é normal e quando devo procurar ajuda?

  

A gestação das cadelas dura em média 57 a 63 dias.

Recomenda-se aferir a temperatura da cadela duas a quatro vezes por dia a partir do 55° dia de cruza. Para tomar a temperatura retal de sua cadela pode ser usado um termômetro humano. Lubrifique-o com um pouco de vaselina, certifique-se  de que o bulbo está totalmente dentro do ânus e deixe-o por no mínimo 1 minuto. Quando a temperatura da cadela cair a baixo de 37,5°C (geralmente em torno de 37,3°C), ela poderá começar a parir dentro de 6 a 24 horas.

Você deve ter um lugar que seja individual e temperatura aquecida se o parto ocorrer em épocas frias do ano. Ela deve escolher um local e iniciar um comportamento de aninhar assim que se aproximar do momento de dar cria.

 

 

20160310_155546.jpg
ultrasom pug explicando..jpg

 

É útil ter a mão:

 

  • Toalhas limpas
  • Iodo
  • Linhas ou fio dental para “amarrar” o cordão umbilical
  • Luvas
  • Telefone/endereço a mão de veterinário 24h.

 

No começo do trabalho de parto as contrações abdominais podem não ser visíveis, mas a sua cadela pode parecer nervosa ou agitada. olhando para a vulva, ofegante ou vomitar.

Este estágio dura de 6 a 12 horas.

 

O segundo estágio é o real nascimento dos filhotes. As contrações abdominais são evidentes neste estágio. É melhor evitar manusear a cadela nesse estágio porque algumas podem voluntariamente interromper o parto se forem incomodadas. Você em geral pode ver tecidos fetais projetando-se antes de realmente ver o cãozinho nascendo (por exemplo, pode ver “patinhas aparecendo” na vulva).

Os filhotes nascem com uma fina membrana recobrindo-os, que a cadela rompe com seus dentes. Se a não fizer isso, você deve fazer utilizando uma toalha limpa e devolver o filhote para a cadela. Ela também morde todo o cordão umbilical de cada filhote. A duração média desde as primeiras contrações  abdominais mais fortes e evidentes, até o nascimento do primeiro filhote, são cerca de 2 horas

Quando você ver tecidos fetais (partes do filhote) salientando-se pela vulva, o filhote deve nascer em 30 minutos.

Quando ela começar a parir, é normal um período de até 2 horas entre o nascimento de cada  filhote, sendo que a maioria das cadelas tem um filhote a cada 30 a 60 minutos. Algumas têm vários e então descansam um pouco antes de terminar.

O terceiro e último estágio é a expulsão das placentas. A cadela em geral pode expelir cada placenta  após o nascimento de cada filhote. Você deve eliminar as placentas. Não há boa razão fisiológica para permitir à cadela comê-las.

  

Se a mãe não limpar os filhotes ?

Você pode precisar ajudar os filhotes se a mão não o fizer.

Se a mãe não limpar o filhote, você poderá secá-los com uma toalha, limpar retirando o fluido do nariz e da boca e esfregar/massagear os filhotes vigorosamente usando sempre uma toalha limpa.

 

Cordão Umbilical

Se a mãe não romper o cordão umbilical, aguarde em torno de 5 a 10 minutos e então você deve utilizar uma linha ou fio dental para “amarrar” em dois pontos, sendo a uma distância de aproximadamente 2 cm e 4 cm e então corte com uma tesoura entre as duas amarrações.

Fotos de alguns Pacientes ...


 

Laboratórios que coletam sangue em domicílio com requisição do veterinário:

 

  • Laboratório Vetanálises:  2205-1316


Ultra-sonografia:

  • Dra. Júlia - 98317-8002
  • Dra. Maria Fernanda Martins - 99564-1450


Eletrocardiograma e Ecocardiograma:

  • Dra. Luciana Cherigatti - 9996-559818

 

images.jpg